Contagem de carboidratos

 

A contagem de carboidratos é uma maneira de entender melhor como os carboidratos afetam seu açúcar no sangue , requerimento de medicação e exigência de insulina.

Para pessoas com diabetes tipo 1 e aqueles com diabetes tipo 2 que requerem insulina, a contagem de carboidratos é uma forma de combinar os requisitos de insulina com a quantidade de carboidratos que você come ou bebe.

Para pessoas com diabetes tipo 2 que não requerem insulina, a contagem de carboidratos é uma forma de regular a quantidade de carboidratos que você consome e monitorar como isso afeta seu controle de glicose no sangue, controle de peso e ingestão de medicamentos.

A contagem de carboidratos requer paciência e diligência. Aprender com sucesso significa entender carboidratos, aprender a ajustar sua insulina ou medicação em conformidade, e medir seus níveis de glicose no sangue regularmente para maior clareza.

Quais são os carboidratos?

Todos os carboidratos que comemos são convertidos em glicose e têm um impacto nos níveis de açúcar no sangue.

Os carboidratos são comumente encontrados nos seguintes alimentos:

  • Grãos (pães, macarrão, cereais)
  • Frutas
  • Legumes
  • Culturas de raízes (batatas, batatas doces e inhame)
  • A maioria das bebidas alcoólicas ( cerveja , cidra, lager, a maioria dos cocktails)
  • Sobremesas e doces
  • A maioria dos produtos lácteos, exceto o queijo,
  • Açúcares incluindo sacarose, frutose, dextrose, maltose

Como devo contar carboidratos?

A maioria das pessoas conta com carboidratos com gramas, com uma dose igual a 15 gramas de carboidratos.

A maioria dos alimentos são apenas parcialmente hidratados (embora alguns alimentos sejam inteiramente hidratados), mas o efeito de 15 gramas de carboidratos será o mesmo se é de pão, biscoitos ou outros alimentos.

Para verificar o teor de carboidratos desses alimentos, é necessário usar rótulos de alimentos, livros de referência ou programas de computador, e uma escala e lista de carboidratos.

Existem dois métodos de contagem de carboidratos: contagem básica de carboidratos e contagem constante de carboidratos. Ambas as formas envolvem calcular o carboidrato total de um alimento, sabendo quantos carboidratos você pode comer e, em seguida, combinando isso com o tamanho da porção e qualquer medicamento que você toma.

Contagem básica de carboidratos

A contagem básica de carboidratos pode ajudá-lo a saber como certos alimentos afetam seus níveis de glicose no sangue e o objetivo é comer uma quantidade consistente de carboidratos por dia. É mais provável que seja adotado por pessoas com diabetes tipo 2 não insulinodérmica.

Um nutricionista pode aconselhá-lo sobre a quantidade de carboidratos que você deve comer em cada refeição com base em sua medicação, metas de peso e controle geral do diabetes. Entretanto, você pode perguntar ao seu médico uma quantidade adequada de carboidratos (por exemplo, 45-60 gramas por dia) para comer em cada refeição antes da reunião com um nutricionista.