Dietas Cetogênica Para Crianças

 

O uso de dietas cetogênicas em crianças com diabetes é relativamente raro, mas pesquisas mostram que a dieta é promissora.

A pesquisa que existe sugere que as crianças tratadas com dieta cetogênica encontraram melhorias na qualidade de sua vida através da dieta sem quaisquer efeitos adversos importantes.

A maioria das pesquisas em crianças tem sido realizada naqueles com diabetes tipo 2 ou obesidade, e atualmente há uma falta de pesquisa sobre os efeitos da dieta em crianças com diabetes tipo 1

É importante que uma dieta cetogênica seja seguida por crianças apenas se tiver a aprovação do médico da criança.

Dietas Cetogênica Para Crianças

Dieta cetogênica e diabetes tipo 2

A dieta cetogênica pode ser uma terapia eficaz a curto prazo, e possivelmente a longo prazo, para crianças pré-adolescentes e adolescentes com diabetes tipo 2 .

Dentro de alguns dias na dieta, os níveis de açúcar no sangue podem diminuir para um intervalo normal e saudável, às vezes até um ponto em que o uso de medicação para diabetes pode tornar-se não mais necessário.

Em um estudo que analisou o efeito de uma dieta cetogênica de muito baixa caloria no tratamento de adolescentes com diabetes tipo 2, a dieta resultou em uma diminuição significativa na HbA1c , de 73 a 57 mmol / mol (8,8 a 7,4%) , enquanto os valores diários médios de glicose no sangue caíram de 8,9 para 5,5 mmol / l.

Os adolescentes também perderam peso significativo durante o período de estudo com o IMC caindo de 44 para 39 durante um período de até dois anos. [210]

Embora esta seja uma dieta cetogênica muito baixa em calorias , sugere que outras formas de dietas cetogênicas, como dietas cetogênicas baixas em carboidratos, também podem beneficiar crianças com diabetes tipo 2.

Dieta cetogênica e diabetes tipo 1

Houve uma falta de estudos de pesquisa que investigam dietas cetogênicas para crianças com diabetes tipo 1 . A pesquisa que existe é limitada a estudos de caso.

Em crianças com diabetes tipo 1, há evidências de que uma dieta cetogênica diminui a necessidade de insulina, reduz o número de hipopotas e leva a níveis melhorados de HbA1c. Um estudo de caso de 2010 mostrou esses resultados de uma garota de três anos e meio com epilepsia e diabetes tipo 1. [211]

Um estudo de caso do médico húngaro Csaba Tóth mostrou que uma dieta ketogênica Paleo pode ajudar a diminuir o desenvolvimento do diabetes tipo 1 em crianças.

Um menino de nove anos que havia sido recentemente diagnosticado com diabetes tipo 1, conseguiu retirar a insulina por dois anos , seguindo uma dieta cetogênica Paleo.

Isso foi possível porque o menino foi recentemente diagnosticado e estava sendo supervisionado por médicos. É importante que as pessoas com diabetes tipo 1 não tentem retirar a insulina .

Dieta cetogênica para adolescentes obesos

As dietas cetogênicas mostram uma promessa significativa para ajudar os adolescentes obesos a perder peso.

Uma série de estudos mostraram uma dieta cetogênica (dieta low carb) para levar a uma maior perda de peso em adolescentes com excesso de peso do que dietas com baixo teor de gordura ou baixas calorias.

Como vimos, quando olhamos para o uso da dieta em crianças com diabetes tipo 2, a dieta pode ser adotada e produzir perda de peso em um longo período de tempo até dois anos e possivelmente mais.